terça-feira, 14 de setembro de 2010

"É Tempo de Sorvete!"

Sol, calor e ar seco...e a pedida é: SORVETE!

Foto: zaroio.com

Mas você conhece a história do Sorvete?

Pesquisas mostram que ele foi inventado há cerca de 3 mil anos pelos chineses!
No início, o "sorvete" era feito com neve, suco de fruta e mel.

Outras pesquisas apontam o líder Alexandre, o Grande, como o introdutor do sorvete
na Europa e a sua "receitinha" era um pouco diferente da usada pelos chineses: uma mistura de salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.

Mas, foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma daquele que conhecemos hoje, quando o famoso viajante italiano Marcopolo voltou ao seu País de uma viagem à China cheio de "novidades": o arroz, o macarrão e o sorvete feito com leite!

A partir daí, o sorvete começou a ser muito consumido em toda a Itália e até hoje o sorvete italiano é reconhecido como um dos melhores do mundo. Por lá, em qualquer lugar pode-se encontrar uma gelateria, ou seja, uma sorveteria. Em italiano, sorvete se fala gelato.

Da Itália, o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os Estados Unidos. Lá, a história dos sorvetes ganhou importantes capítulos...

Nos EUA, país que mais faz e mais consome sorvetes no mundo, dois fatos importantes ocorreram para tornar este alimento ainda mais popular: em 1851, Jacob Fussel abre a primeira fábrica de sorvetes do mundo! Pela primeira vez, os ice creams são produzidos em muita quantidade.

O segundo fato que mudou a história do sorvete foi a invenção da refrigeração mecânica, ou seja, das geladeiras. Ainda bem, porque se não fosse essa grande invenção, pessoas que moram em lugares quentes, como os brasileiros, teriam que viajar para longe se quisessem apreciar um sorvetinho!

Fonte: Kibon

Nenhum comentário:

Postar um comentário