sexta-feira, 25 de março de 2011

♪ Coelhinho da Páscoa, O Que Trazes Para Mim...♫

...Um Ovo, dois Ovos, três Ovos assim...♫

Quem já não ouviu esta canção? Mas alguém já parou para pensar porque o Coelho simboliza a Páscoa juntamente com os Ovos, sendo um animal mamífero?
Foto: Internet




Existem algumas curiosidades sobre a história do Coelho e dos Ovos de Páscoa:
  • Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da Páscoa. Como o Coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da Páscoa. Se para os cristãos esta data é marcada pela Ressurreição de Cristo, pelo Seu Renascimento e pelo surgimento de uma Vida Nova,  o Coelho tornou-se símbolo da Páscoa, por representar a fertilidade e a preservação da espécie, já que se reproduz de forma rápida e o seu período de gestação não passa de quarenta dias.
  • Outra história põe sentido à tradição do Coelho ser um símbolo da Páscoa, uma vez que este simboliza a Igreja. A Igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos da mesma. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do Coelho.
  • Há uma lenda que marca a história do Coelho da Páscoa. Conta a mesma que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de Páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um Coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que o mesmo havia colocado os ovos para elas e assim a história se propagou.

Outras curiosidades sobre a Páscoa pelo mundo:

  •  Na Alemanha, as crianças esperam Ovos dos Coelhos. 
  • As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). 
  • Na Suíça, são os cucos que levam os Ovos de presente.
  • No Brasil, a tradição do Coelho e dos Ovos de Páscoa surgiu no final do século XIX.
 Quer uma sugestão bonita e gostosa para comemorar a Páscoa?



Fonte: Jussara de Barros (Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola, site: http://www.brasilescola.com/pascoa.htm);  A Gula da Gata .

Nenhum comentário:

Postar um comentário