quinta-feira, 17 de março de 2011

Páscoa Chegando...e os Benefícios do Chocolate.

Foto: Internet

Há quem diga que ele engorda...Mas será que é preciso condenar o Chocolate? Se engana quem pensa que sim. Basta consumi-lo com moderação.

Seja para consolar algum sentimento, para vencer o stress ou simplesmente para ter um bem estar imediato, o Chocolate é um amigo inseparável para todas as horas.
  
O Chocolate é rico em lipídios (30g / 100 g) e está cheio de substâncias boas para o nosso organismo. É ainda uma boa fonte de minerais, pois contém ferro, fibras, fósforo e potássio. Também é rico em cálcio e se forem os Chocolates Brancos, têm cerca de 400 mg/100g.

Já os Chocolates Amargos são ricos em flavonóides, antioxidantes que ajudam o organismo na luta contra o envelhecimento. Estudos recentes mostram que os polifenóis presentes nos Chocolates Amargos têm um efeito positivo para quem sofre de hipertensão.

O Chocolate contém substâncias conhecidas por seus efeitos psicoestimulantes. 
Saiba quais:

- a serotonina é um neurotransmissor utilizado como antidepressivo. O Chocolate contém cerca de 3 miligramas a cada 100 g, uma quantidade relativamente baixa, mas que já pode trazer efeitos positivos para o humor.

- a teobromina (40 à 500 mg/ 100 g), um alcalóide que estimula o sistema nervoso central e o coração.

- cafeína (70 mg / 100g), que possui efeito excitante.

- anandamina. Em uma baixa escala, seus efeitos podem ser comparados aos da cannabis, o que explica os efeitos de euforia e relaxamento provocados pelo chocolate.

- fenilelatilamina (0,4 à 0,6 μg/ g) e a tiramina são responsáveis pela sensação de bem estar. Esses compostos apresentam uma estrutura molecular semelhante às anfetaminas.

- magnésio (110mg/100g), que ajuda no combate ao stress.



Portanto, não deixe de ter um Chocolate sempre por perto, no fundo da bolsa, por exemplo...Ele será muito útil para você, especialmente se estiver parado no trânsito...


Fonte: Custom Editora - Especial para o Terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário