quinta-feira, 16 de junho de 2011

As Festas mais Saborosas e Divertidas do Ano Chegaram!

Estamos em uma das épocas mais gostosas do ano. É tempo de quentão, vinho quente, milho cozido, assado, pamonha, curau, pinhão, batata doce e os deliciosos doces - cocadas, doces de leite, de abóbora, de batata doce, pés-de-moleque, bolos de milho, de coco, de fubá, enfim, guloseimas típicas das Festas Juninas. 

Foto: Internet

Mas como surgiu essa festa folclórica que atrai e diverte tanta gente com sua música e dança típica, a tradicional quadrilha?

Existem duas explicações para o termo Festa Junina:
  • A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. 
  • Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria em homenagem a São João. Tanto que, no princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.


Visite o site: www.aguladagata.com.br


Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm ; A Gula da Gata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário