sábado, 30 de outubro de 2010

"Trick or Treat?"

Doces ou Travessuras? É Halloween!

Foto: Internet

Comemorada em 31 de Outubro, essa é a festa mais popular dos Estados Unidos, depois do Natal.
E o sucesso é tanto que, esse costume dos americanos com crianças se divertindo com "doces ou travessuras" (do inglês "trick-or-treating"), adultos com fantasias de bruxas, fantasmas, caveiras, máscaras assustadoras representando os mortos e as tradicionais abóboras, expandiu-se para o mundo inteiro.

Mas você sabia que este dia sagrado tem uma conexão com o Cristianismo?

As origens do "Halloween" vem de antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda e Escócia. Para os Celtas, o dia 1º de novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do Inverno. Na passagem do Ano Novo, eles celebravam o "Festival de Samhain", o Lorde da Morte. Nesta comemoração, os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e as bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus, eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo, utilizado naquela época no lugar da abóbora, colocando nele uma chama.

Quando os Romanos conquistaram os Celtas, eles assimilaram o "Festival de Samhain" e o adaptaram a sua cultura. Foi então que, em 835, o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do Dia de Todos os Mártires e mais tarde para o Dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de maio e passou para 1º de novembro.
A noite anterior, 31 de outubro, ficou então conhecida como "All Hallow´s Even" ou "holy evening" e, eventualmente, a palavra foi encurtada para "Halloween" (Hallow = Santificar).

Foto: Internet

Logo depois, a Igreja celebrava o Dia de Finados em 2 de Novembro com o propósito de lembrar os mortos, orando por eles, a fim de ajudá-los em caso de estarem cumprindo alguma expiação no purgatório.


Curiosidades

Alguns costumes que ficaram associados ao "Halloween":

- Ir de porta em porta pedir doces:  

Praticado na Irlanda há centenas de anos, para as pessoas que os davam às crianças, a promessa de prosperidade era oferecida por elas e para aquelas que não os davam, a má sorte iria persegui-las.
No Brasil, é cada vez maior o hábito de crianças irem de porta em porta pedindo "doces ou travessuras".
Já nos Estados Unidos, algumas crianças também pedem dinheiro que é levado para ONGs que distribuem alimentos para crianças carentes.


- A expressão "trick-or-treating" ("doces ou travessuras" em português):

Trazida em 1800, por um grupo de imigrantes irlandeses que foram para os Estados Unidos e levaram também o hábito de esculpir a abóbora ao invés do nabo.
No Brasil, o costume de esculpir abóboras, faz parte somente da decoração de festas e reuniões que são promovidas em comemoração ao "Halloween".
Já nos Estados Unidos, quase todas as residências tem uma abóbora esculpida colocada na varanda para comemorar o dia 31 de outubro e espantar os maus espíritos que possam estar vagando como alma traiçoeira.

Podemos concluir que, dizer "Feliz Halloween" é desejar que você fique livre dos maus espíritos que possam interferir no seu dia.

Portanto... FELIZ HALLOWEEN com muuuuuuitos doces de "A Gula da Gata"!!!
Foto: www.aguladagata.com.br



Fonte: http://www.bairrovilaolimpia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário